sábado, 29 de maio de 2010

BREVE HISTÓRICO




BIBLIOTECA MUNICIPAL VIVALDI WENCESLAU MOREIRA



A idéia de criação da biblioteca nasceu em 1940, através do então secretário e escritor Itagiba Catta Preta que contou com o apoio do então Prefeito Geraldo Starling. Inicialmente funcionando no Paço Municipal, a Biblioteca Pública Municipal foi inaugurada em 25 de maio de 1941 com a presença do ilustre escritor Malba Tahan.
Em 1953, uma grande reforma foi feita no 1º prédio público do município que construído em 1860 para abrigar a sede do poder público e posteriormente abrigara o Tribunal do Juri e a Cadeia Pública. O então Prefeito, Dante Bruno, considerando o crescimento do acervo e do número crescente
de pessoas que procuravam a biblioteca, reserva nas dependências do prédio um espaço mais adequado ao seu funcionamento.
Em 1969, na administração de João Braz, uma nova reforma no prédio fez com que a biblioteca ganhasse novas salas e um novo mobiliário.
Em 1971, através da Lei nº526, foi re-inaugurada com um acervo maior e mais diversificado visando melhor atender aos usuários.
Durante a administração de Cristiano Canêdo, o então Secretário de Cultura e Educação Professor Luiz Gonzaga torna a biblioteca mais dinâmica incluindo eventos como: "Sextas Musicais, Hora do Conto e Mural Poético".
Em 1997, numa nova reforma, durante a administração do Prefeito Carlos Fernando, a biblioteca recebe como Patrono Vivaldi Wenceslau Moreira.
Em 2005, visando a criação e manutenção do hábito
de ler a partir da mais tenra idade, a Superintendente da FUNDARTE, Gilca Napier cria o espaço infantil "Rodrigo Ássimos Soares" adaptado e com visual voltado para crianças. Atualmente o espaço da biblioteca passa por uma grande reforma visando a ampliação do espaço e uma modernização no atendimento.


Vivaldi Wenceslau Moreira


A biblioteca conta com cerca de 10 mil usuários e possui um acervo com 35 mil livros distribuídos pelas mais variadas áreas do conhecimento, e ainda com um acervo considerável de periódicos e obras em braille.

Nenhum comentário: